sábado, 29 de agosto de 2020

As 6 necessidades humanas e por que fazemos o que fazemos

Orgasmos femininos: você faz parte do perfil que dá mais prazer? - Sexo - iG

As 6 necessidades humanas e por que fazemos o que fazemos
Segundo Anthony Robbins, são 6 as necessidades humanas psicológicas, sendo quatro delas as necessidades do ego e duas, as necessidades do espírito. Desta forma, todos nós somos movidos pelo desejo de suprir essas necessidades psicológicas.
Por que o comportamento humano é governado por essas necessidades, você se beneficiará quando aprender a perceber e entender o que move cada pessoa com quem se cria relações. Funciona como um jogo de futebol. Você sempre será menos penalizado e fará mais gols se conhecer bem as regras e souber usá-las a seu favor.
Entender essas 6 necessidades, de que forma elas funcionam, e como identificá-las em si próprio e nas pessoas ao seu redor é um conhecimento muito valioso e que pode aprimorar tanto suas relações com parentes e amigos quanto consigo mesmo.
Robbins vai ainda mais longe ao dizer que quando três dessas necessidades são supridas por uma pessoa, substância ou objeto em particular, acabamos por nos viciar nesse estímulo e torná-lo um hábito.
Vamos entender um pouco de cada uma das necessidades humanas:
Certeza:
Todos precisamos ter um senso de certeza em nossas vidas, segurança no emprego, estabilidade em relacionamentos afetivos, a confiança de ser capaz de executar um trabalho específico, e que provavelmente não haverá um terremoto nos próximos minutos.
Ser muito dependente de estabilidade e segurança pode ser uma barreira para a felicidade. A fim de suprir as necessidades do espírito, que são as mais importantes, é necessário ser capaz de abraçar a incerteza, já que muito do crescimento e evolução de uma pessoa se dá conforme a sua capacidade de se tornar vulnerável, arriscar, mostrar a cara lá fora, superar limites. Quem não sai de sua zona de conforto geralmente não aprende coisas novas e consequentemente quase não evolui.
Variedade:
Quando uma pessoa atende à sua necessidade de certeza, sua mente começa a procurar por variedade, algo que torne sua vida mais interessante.
Quando ficamos nesse vai e vem, certeza hoje, variedade amanhã, e assim por diante, geralmente ficamos habituados a essa experiência, Consequentemente, o efeito dessa estratégia diminui, junto com a satisfação que ela trazia. É aí que surge o desejo por uma mudança maior, longas viagens e aventuras.
No entanto, se a certeza é mantida como a necessidade mais importante a ser suprida, então a presença da incerteza pode inibir as ações relacionadas à variedade.
Por exemplo, uma pessoa movida pela certeza pode decidir assistir a um filme sábado à noite, suprindo também sua necessidade de variedade, mas garantindo que não haverá surpresas.
Por outro lado, uma pessoa movida pela variedade pode sentir vontade de sair para jantar fora, ir ao cinema e terminar a noite em um bar. Tudo isso no sábado à noite. Participar desses tipos de atividades exige a capacidade de se sentir confortável com o sentimento de incerteza.
Importância:
Esta é necessidade humana relacionada a se sentir importante, reconhecido, apreciado por outros.
Assim como as outras, esta necessidade também pode se manifestar de formas positivas ou negativas.
stop gum disease, it's not a secret
Uma pessoa pode se tornar um atleta e investir anos em treinamento a fim de conquistar reconhecimento de outras pessoas. Por outro lado, se a pessoa não se comprometer com atividades relacionadas a esportes, carreira ou relacionamentos, algo que possa ajudá-la a alcançar este reconhecimento, por que a mente requer esse sentimento, sua necessidade pode se manifestar de forma negativa, ou seja, através de violência, problemas de saúde, ou pensamentos negativos.
Por exemplo, alguém que aponta uma arma para outra pessoa receberá uma quantidade significativa de estímulos relacionados à reconhecimento e importância, pois a vida de outra pessoa está em suas mãos.
Se uma pessoa não recebe reconhecimento, sua mente também pode manifestar um problema de saúde como depressão, dando uma importância desproporcional a seus problemas pessoais.
Outra forma de “enganar” a mente e suprir a necessidade de reconhecimento é menosprezar as pessoas, rebaixá-las, a fim de se sentir superior e, com isso, mais importante.
Amor e conexão:
As pessoas precisam se sentir conectadas a outras pessoas, amar e serem amadas. É preciso pertencer.
Muitas pessoas se contentam com o sentimento de conexão, já que amor é algo que requer a habilidade de contribuir para alguém (ou algo) além de si próprio. Amar significa colocar as necessidades do outro acima das suas, o que paradoxalmente é a forma mais fácil de suprir nossas necessidades mais profundas.
Adultos tendem a achar mais fácil experienciar o amor com familiares e filhos, pois sentem (de forma ilusória) que nunca serão abandonados por eles, do que com o parceiro, esposa ou marido. Conclui-se que a base do amor esteja na confiança de que a pessoa o amará incondicionalmente, na saúde e na doença.
A necessidade por conexão influencia o funcionamento da sociedade, que é construída com o intuito de suprir essa necessidade, como a criação de clubes, organizações e ambientes de trabalho.
A mente não se importa com como irá suprir a necessidade, desde que ela seja suprida. Uma pessoa pode encontrar conexão com colegas de trabalho que possuem as mesmas metas, com os fulanos que batem papo sobre esporte perto do bebedouro, meninas que colocam o papo em dia durante horas no telefone, ou membros de uma gangue que fazem com que ela se sinta pertencendo a algo pela primeira vez em sua vida.
Uma pessoa também pode sentir essa conexão consigo própria, ser introvertida e gostar de ter seu próprio espaço e, claro, ainda existem aquelas que desejam uma conexão espiritual acima de tudo.
Essas foram as quatro necessidades do ego. As pessoas encontram formas de suprir essas necessidades a todo custo. Funciona de uma forma meio que automática. Já as necessidades do espírito não possuem essa garantia de que serão supridas. É preciso trabalhar conscientemente nessas necessidades, e é por isso que muitas pessoas não alcançam o nível de realização e felicidade que desejam.
Segundo a psicologia das necessidades humanas, a verdadeira felicidade é encontrada quando nos empenhamos em atividades que vêm suprir as necessidades de crescimento e contribuição.
Já para suprir as necessidades do espírito, de crescimento e contribuição, é preciso trabalhar conscientemente. Mas o esforço vale a pena. Segundo a psicologia das necessidades humanas, a verdadeira felicidade é encontrada quando nos empenhamos em atividades que vêm suprir justamente essas necessidades.
Espírito e Personalidade
Para entender melhor o quão importante é atender as necessidades do espírito, vamos falar um pouco sobre espírito e personalidade.
O espírito é, se colocado de forma bem simples, a energia da vida. Essa energia pulsante pode ser observada não só em pessoas, mas também em plantas e animais. A criança geralmente expressa melhor sua criatividade porque seu espírito ainda não foi suprimido pelo condicionamento sofrido por todos nós durante o crescimento. Esse processo de condicionamento é natural e constitui uma parte obrigatória do crescimento de um indivíduo, pois é necessário para o funcionamento de uma sociedade civilizada.
No entanto, é durante essa fase de crescimento que a mente se distancia da energia da vida, que sustenta todo o ser, e se associa à personalidade. A palavra personalidade vem do grego, persona, que significa usar uma máscara. Desta forma, a personalidade é uma máscara usada pelo espírito. E o problema começa quando a mente passa a acreditar que a vida é dependente da máscara utilizada. No entanto, quando o processo de condicionamento (crescimento) termina, o espírito passa a desejar se manifestar novamente na vida da pessoa. Esta é a jornada de volta às origens, de cura, de desobstrução da mente e eliminação de tudo o que não é amor.
Para que isso ocorra, a vida irá recriar situações e eventos que refletem as crenças e padrões da pessoa quando criança para que ela tenha a oportunidade de transcender. Isto no leva à quinta necessidade humana, e a primeira do espírito – crescimento.
As necessidades do espírito:
Crescimento:
Muitas vezes essa necessidade pode ser vista como algo bastante dolorido. Isso ocorre porque, para supri-la, é necessário enterrar todo o condicionamento sofrido desde a infância.
Justamente por esse motivo é que o crescimento é tão necessário para se ter uma vida feliz. Para alcançá-lo, é necessário se livrar de crenças antigas e limpar a mente para que a energia do espírito possa circular mais livremente.
Ter acesso à energia da vida coloca a pessoa em um estado diferente, onde problemas são desafios que podem ser facilmente superados de forma criativa. A felicidade é um sentimento interno de energia fluindo livremente pelo corpo, e não pode ocorrer se a mente estiver constantemente cheia de dúvidas e ansiedades. Isto geralmente é causado pela relutância em crescer, pela falta de vontade de processar todo condicionamento negativo da mente subconsciente que o crescimento exige.
Contribuição:
Esta necessidade pode ser definida como fazer algo que tenha um impacto positivo na vida de alguém. É isto que significa servir.
Atender a esta necessidade está diretamente relacionado à felicidade por que supera o desafio de tirar a atenção das necessidades da sua própria personalidade e focar nas necessidades de outra pessoa, fazendo com que a energia da vida passe a fluir mais livremente.
No entanto esta é uma das necessidades mais difíceis de colocar em primeiro lugar. A competição com as necessidades do ego é grande.
Apesar de parecer contraditório, a forma mais fácil de suprir as necessidades do ego de forma positiva é focar nas necessidades do espírito primeiro. Quanto mais você valorizar as necessidades de crescimento e contribuição, mais irá experienciar o amor. Haverá também muita variedade, pois esta é requisito para o crescimento, e consequentemente você se sentirá importante porque está contribuindo para a melhoria da vida das pessoas ao seu redor.
“Tudo o que eu dou é dado a mim mesmo”
get a hydrofloss at toothy grins store

Sem comentários:

Enviar um comentário