segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Google Maps: Aprenda a criar o seu próprio mapa

O Google Maps é uma das plataformas mais usadas e completas da internet. Através deste serviço podemos facilmente ver locais, definir trajetos/percursos, etc. As novidades nos últimos tempos têm sido muitas, mas há algumas que ainda são desconhecidas dos utilizadores em geral.
Hoje vamos ensinar como podem criar o vosso próprio mapa usando o Google Maps.
Aprenda a criar o seu próprio mapa no Google Maps

Por vezes há percursos que fizemos e pretendemos partilhar com os nossos amigos. Esses percursos são normalmente registados através de apps de terceiros, como, por exemplo, o Strava. Com essa informação podemos criar o nosso próprio mapa e até definir pontos de interesse entre outra informação.

Como criar o seu próprio mapa no Google Maps?

O utilizador pode simplesmente “desenhar” o seu percurso. Para este tutorial vamos considerar que já temos um ficheiro .gpx, exportado do Strava. Para tal, devem seguir os seguintes passos:
Passo 1) Aceder a MyMaps aqui. Em seguida devem começar por carregar no botão Criar um novo mapa
Aprenda a criar o seu próprio mapa no Google Maps
Passo 2) Importar GPX
O próximo passo é importar o ficheiro .gpx obtido no Strava (neste caso). Para tal basta carregar em Importar e indicar a localização do ficheiro.
Aprenda a criar o seu próprio mapa no Google Maps
Passo 3) Personalização… Depois de importado o ficheiro o percurso ficará disponível. No entanto, é possível personalizar e adicionar informação, incluindo fotografias. A personalização do local pode ser editada, carregando no botão do “lápis”.
Aprenda a criar o seu próprio mapa no Google Maps
Caso pretendam, podem também adicionar fotografias de um determinado local ou fotografias ao longo do percurso.
De referir ainda que o MyMaps disponibiliza ferramentas para adicionar marcadores, desenhar linhas, adicionar direções, medir distâncias e áreas, etc.
O utilizador pode ainda definir qual a base de visualização do mapa (ex.mapa, satélite, terreno, hibrido, etc). Podem ver aqui o resultado final do trajeto que criamos para realizar este tutorial. Caso pretendam partilhar o percurso publicamente, não se esqueçam de alterar as permissões de partilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário