O abuso emocional é extremamente fácil de ignorar. Leia estes 21 sinais de abuso emocional, para ver se você está a ser abusada emocionalmente, ao invés de ser amada!
Como seres humanos, não somos irracionais.
Quando alguém se opõe ou nos oprime com abuso emocional, estamos sempre prontos para contra-atacar.
Mas, o que fazer quando se está a ser manipulada pouco a pouco, todos os dias?
Que atitude tomar, se simplesmente não percebe que está a ser enganada e levada a abusos, com doces palavras de amor?
E se o seu amor por esta pessoa a convence de que precisa de se curvar, só para que a agrade, mesmo que isso se traduza em abuso emocional?
O abuso emocional é fácil esquecer
A realidade e a nossa interpretação da realidade, são completamente diferentes e subjectivas.
Você acreditaria que está a ser abusada emocionalmente somente se se convencer de que é verdade.
E até que veja a verdade por si própria, ninguém pode ajudá-la a libertar-se.
É como a metafórica síndrome de sapo a ferver.
A ciência diz que se colocasse um sapo em água fervente, ele salta imediatamente. Mas se colocar um sapo numa panela com água morna e começar a ferver a água muito lentamente, o sapo vai continuar a ficar na panela de água e ferver, até á morte.
Agora, isto pode ser uma metáfora, uma advertência para mostrar sobre a mudança e nossa incapacidade de ver os sinais. Mas esta história tem um papel importante na compreensão do seu próprio relacionamento.
O comportamento do seu parceiro mudou?
Em todos os anos em que estão juntos, você acha que o comportamento do seu parceiro mudou ao longo do tempo?
Se a mudança é gradual e optou por não ver as mudanças, pode nunca perceber isto.
E, mesmo se estiver a ser abusada emocionalmente, nunca poderá ver os sinais.
Qualquer forma de abuso, tem de começar em algum momento. Há um momento no relacionamento em que o seu parceiro faz algo que a perturba mentalmente e ainda assim, opta por ignorá-lo por causa do amor que tem por ele.
E, em seguida, acontece novamente. E você ainda opta por ignorá-lo. E, finalmente, chega a um ponto em que você se sente sufocada e fraca, e nem sabe por que se sente tão impotente.
O que é o abuso emocional?
O abuso emocional é qualquer tipo de abuso psicológico que traumatiza a mente de uma pessoa ou seu estado de ser, forçando-a a se sentir fraca, traumatizada e indefesa.
Você pode sentir momentos de abuso emocional de vez em quando, nas suas próprias relações com as pessoas ao seu redor, sejam elas os seus pais, irmãos, amigos ou até o seu namorado ou marido.
A maneira mais fácil de perceber se está a ser abusada por alguém é se você se sentir fraca e indefesa perto dele.
O abuso emocional pode mudar a sua vida para sempre
Uma pessoa seria capaz de compreender os danos que o abuso emocional pode causar, só se os experimentar. É fácil alguém dizer a outra pessoa emocionalmente abusada, que deve sair do relacionamento. Mas nunca seria capaz de compreender o seu estado de espírito, de como se sente impotente ou a confusão emocional em que está.
Se já experimentou o abuso emocional, é preciso que entenda que pode pedir toda a ajuda do mundo mas, a menos que você se fortaleça por dentro, ninguém pode ajudá-la a mudar a sua vida.
Não tenha vergonha do abuso ou do desamparo
O abuso emocional é vergonhoso e humilhante. Não é fácil falar sobre isso com os outros, especialmente quando você acredita que é a sua própria fraqueza que levou ao abuso. Mas é preciso lembrar que não era o seu ponto fraco, mas o seu amor incondicional por essa pessoa, que lhe deu origem.
Abuso emocional não é restrito a qualquer dos sexos, nem é restrita a um tipo particular de relação. Então a primeira coisa que você precisa é deixar de sentir vergonha.
Os 21 grandes sinais de abuso emocional, que pode estar a ignorar:
O abuso emocional começa sempre aos poucos. O teste mais fácil de perceber se está a ser emocionalmente abusada é perguntando-se se o comportamento do seu parceiro a magoa mentalmente. Se sim, você precisa falar sobre isso com ele.
Afinal de contas, abuso emocional nem sempre é infligido em si para suprimir você. Às vezes, o abuso emocional também pode ser resultado de negligência e ignorância.
Veja os 21 sinais de abuso emocional para saber se foi empurrada contra a parede pelo seu esposo ou namorado. Caso se identifique com estes sinais, talvez agora seja o momento de começar a reagir.
1. Você está com medo - O comportamento do seu parceiro assusta-a. Você tem medo de pedir coisas ou dizer-lhes alguma coisa, porque simplesmente não sabe como ele reagirá.
2. Palestras incessantes - O seu parceiro diz-lhe constantemente como você falha e como ainda precisa de melhorar em muitos aspectos. Mas, em vez de tentar ajudá-la, ele aponta as suas falhas e se comporta como se você fosse uma causa perdida, que não pode ser ajudada, porque é muito fraca ou não é muito inteligente.
3. Comparações dolorosas - O seu parceiro constantemente compara-a, seja com a sua amiga mais bonita ou amigos bem-sucedidos e diz-lhe como eles são muito melhores que você. O seu parceiro pode até ser subtil e aponta para as celebridades e diz como elas são muito mais atraentes do que você.
4. Confusões constantes - O seu parceiro grita consigo muitas vezes. Mas quando você tenta argumentar ou provar que está certa, ele pode até ficar de joelhos ou humilhar-se apenas para lhe pedir desculpas e ganhar o seu afecto de volta.
5. Você é culpada por tudo e por...nada – O seu parceiro culpa-a por coisas que você não tem culpa. Ele culpa-a pelo comportamento do seu amigo, para a forma como as crianças são, por causa do tempo ou sobre qualquer outra coisa. Às vezes, o seu parceiro pode até ouvir falar de alguma coisa na televisão e gritar consigo, porque ele não gostou do programa!
6. Ciúmes possessivos - O seu parceiro tem sempre algo negativo a dizer sobre os seus amigos, especialmente se forem do sexo oposto. O seu parceiro odeia quando receber telefonemas dos seus amigos e às vezes até lhe pede para desligar o telefone. Eles não gosta quando você tem uma vida social activa.
7.A sua auto estima é atacada – O seu parceiro diz-lhe constantemente o quão ruim ou inútil você é e fica com raiva de si, porque você está sempre a contar com ele. Mas mesmo quando você tenta fazer algo sozinha, diz-lhe que você não é capaz de tomar decisões e fá-la sentir-se uma idiota.
8. Dupla personalidade - O comportamento e atitude do seu parceiro confunde-a. Às vezes, ele pode ser extremamente amoroso e cuidadoso. E noutras vezes, ele fica agressivo e intolerante. Você simplesmente não pode prever como ele vai reagir a qualquer coisa que fizer.
9. O Sádico – O seu parceiro se sente melhor em relação a ele próprio, quando aponta as suas falhas ou a critica. Ele pode ficar mais bem humorado ou feliz nos dias em que está a trabalhar demais ou stressada por causa dos seus próprios erros.
10. A humilhação – O seu parceiro humilha-a ou faz comentários desagradáveis, especialmente perto de seus amigos ou pessoas que você admira.
11. Grandes demandas/exigências - Ele estabelece grande expectativas irracionais e exige-as de si, secretamente esperando que falhe, para que possa dizer: “Eu avisei!” “És uma inútil!”
12. manipulação sexual – O seu parceiro manipula-a emocionalmente em actividades sexuais que não gosta. Ele pode até fazer chantagem emocional, dizendo coisas como: “Outras mulheres fazem-no! Porque tu não podes?”
13. Grandes confissões - O seu parceiro partilha os seus problemas com quem o ouve. Mas se você confessar qualquer um dos seus problemas, especialmente sobre o relacionamento, com os seus amigos ou família, ele iria ficar muito chateado consigo.
14. Colocar todos contra si - Este é um truque sorrateiro que o parceiro emocionalmente abusivo, utiliza para ganhar vantagem e deixá-la sentir-se desamparada. O seu parceiro pode constantemente dizer o quão difícil ou inútil você é para todos, inclusive aos seus amigos, á sua família e até mesmo aos seus filhos. O seu parceiro pode até dar exemplos tendenciosos, apenas para convencer todos e coloca-los contra si, para que ninguém fique do seu lado e contra ele.
15. O tratamento do silêncio - Se você lutar por algo ou tentar tomar o controle da situação, o seu parceiro pode-se ir embora num acesso de raiva e dar-lhe o tratamento do silêncio. Um parceiro emocionalmente abusivo odeia dar o braço a torcer num relacionamento. Ele pode simplesmente ignorá-la até que se desculpe por se opor á decisão dele!
16. Fisicamente abusivo - Às vezes, o seu parceiro pode recorrer ao abuso físico como uma chapada, um beliscão doloroso ou até mesmo um gesto ameaçador, apenas para a assustar, quando você se opor a ele para qualquer coisa.
17. Você não tem permissão para pensar - Um marido/namorado emocionalmente abusivo tem prazer em tomar o controle total da relação. Ele manipula um passo de cada vez, até que perca toda a confiança nos seus julgamentos/decisões. Você se convence de que não é capaz de tomar todas as decisões por conta própria, sem a orientação do seu parceiro.
18. O isolamento e a dependência - Inicialmente, o seu parceiro pode dizer que ele não gosta dos seus amigos ou um membro da família em particular. Logo, ele pode dizer-lhe para evitar determinada pessoa. E antes que se aperceba, o seu parceiro pode cuidadosamente isolá-la de todos que anteriormente conviviam consigo. E um belo dia, verá que a única pessoa quem pode ir para pedir ajuda ou depender é o seu parceiro.
19. Memórias emocionais – O seu parceiro constantemente fá-la lembrar de todas as vezes que fez algo errado, cada vez que há um argumento ou uma discussão. Ele constantemente traz as suas falhas ou os erros que cometeu na sua vida para reforçar a ideia de que depende dele e não pode sobreviver por si própria, sem a ajuda e orientação dele na vida.
20. As suas realizações não lhe importam – O seu parceiro glorifica mesmo a menor das suas próprias realizações e orgulhosamente se gaba sobre isso. Mas, por outro lado, não importa o que você consiga ou faça, o seu parceiro goza-a sempre, ou desqualifica-a/desdignifica-a, pelas suas conquistas e fá-la sentir-se incapaz e/ou de sequer as celebrar.
21. A negação - Mesmo quando você lhe apontar as suas ações emocionalmente abusivas, o seu parceiro não aceita o seu comportamento como uma falha. Em vez disso, ele se convence-se e tenta convencê-la de que ele está a fazer tudo apenas para a ajudar a tornar-se uma pessoa melhor e estar com os pés no chão.
Reconheça os sinais subtis de abuso emocional:
Se não tem certeza do que se está a passar consigo, poderá estar certamente a sofrer de abuso emocional. Basta olhar para si própria do ponto de vista de outra pessoa. Pergunte-se a si própria, como se sentiria se o seu irmão ou o seu filho estivessem a viver a sua vida. Você ficaria feliz por eles? Acredita realmente que eles estão na relação mais feliz de sua vida ou você quer que eles saiam disso ou que se fortaleçam para enfrentar o problema?
Se viu estes sinais na sua própria vida amorosa, é preciso lembrar que a força para superar o abuso está dentro de si. Tudo que precisa fazer é acreditar em si própria e tomar uma posição e decisões firmes.
Pode parecer a coisa mais difícil de fazer agora, mas irá sentir a sua força e confiança a chegarem até si, no mesmo instante em que colocar o pé no chão pela primeira vez e tomar uma atitude.
Se não consegue lidar com isto sozinha, procure ajuda de um membro da família ou uma organização para as vítimas abusadas. Não basta ficar ao lado dele. Afinal, paciência ou amor incondicional não vão mudar um amante emocionalmente abusivo. Apenas uma resposta firme e com vontade!
Estes 21 sinais de abuso emocional irão ajudá-la a decifrar se está a ser abusada na sua vida amorosa. E se vir estes sinais, fale sobre isso com seu parceiro ou com um amigo. Vai ser o primeiro passo para um futuro muito melhor!
Acima de tudo...Seja Feliz!
Sem comentários:
Enviar um comentário