Falar em portagens em Portugal não é propriamente tema de grande admiração. Por quase todas as vias de circulação existem portagens e os preços não são nada simpáticos.
Recentemente, o ministro alemão dos Transportes revelou que quer portagens em toda a União Europeia. Saibam porquê!
Segundo a agência Reuters, o ministro alemão dos Transportes Andreas Scheuer quer introduzir portagens nas autoestradas do país e alargar a medida a toda a União Europeia. Scheuer quer implementar um novo plano nas autoestradas da zona comunitária durante o período em que a Alemanha tem a presidência do Conselho da União Europeia.
Portagens para ajudar na luta contra as alterações climáticas
Em relação aos estados-membros [onde se inclui Portugal] que já tenham estabelecido este sistema, as portagens ou tarifas devem ser aplicadas a todos os veículos à exceção de autocarros”, refere o documento que Andreas Scheuer quer fazer passar junto dos restantes ministros do governo alemão.
Para Andreas Scheuer o objetivo desta medida é ajudar na luta contra as alterações climáticas. O ministro tem boas intenções, mas a proposta parece estar longe de reunir consenso por parte do executivo germânico.
Nas autoestradas e estradas nacionais alemãs, aplica-se uma portagem obrigatória para camiões nacionais e estrangeiros a partir de 7,5 toneladas de peso bruto admissível. Este pagamento não se aplica a autocarros e às outras categorias de veículos.
De relembrar que a Alemanha exerce a presidência do Conselho da União Europeia desde 1 de julho e até 31 de dezembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário