Veliko Tarnovo, a antiga capital da Bulgária, é o lar de um verdadeiro tesouro nacional, a Fortaleza dos Tsarevets.
Empoleirada em penhascos íngremes acima do rio Yantra, a "Cidade dos Czares", como é conhecida, abrigou vários os reis búlgaros, durante a Idade Média.
No local, há numerosas muralhas, torres de vigia, masmorras, um palácio real, 400 habitações e 18 igrejas, que, todos os anos, atraem milhares de turistas.
Tsarevets é também um símbolo do orgulho búlgaro.
"Para todos os búlgaros, vir aqui uma vez na vida, fazer essa viagem (...), é como uma peregrinação. Evoca sempre a memória do nosso passado glorioso, quando a Bulgária tinha acesso a três mares. Isso foi durante os séculos XII, XIII, XIV, quando o país era uma grande força política, competindo com os impérios romano e bizantino", conta Rumyana Pavlova, guia turística do Museu de História da região.
Ao longo dos tempos, quem passou por Veliko Tarnovo deixou marca na arquitetura local. Um cunho perpetuado até aos nossos dias, como prova uma pintura de meados da década de 1980, a decorar a igreja principal, contando a complexa e fascinante história da fortaleza.
Após a visita, a poucos quilómetros de distância, encontra-se a aldeia protegida de Arbanasi. Mais uma prova do encontro de culturas, com uma mistura única de arquitectura balcânica e otomana.
Sem comentários:
Enviar um comentário